É imperativo se manter na vanguarda do segmento. Não por ser uma regra, mas por permitir que as empresas e os candidatos aproveitem as ferramentas diversificadas que garantam resultados certeiros, que reflitam uma fusão perfeita. No universo do recrutamento, a tendência em 2019 é a evolução da transformação digital que dará mais dinamismo aos processos de seleção e que colocará em primeiro plano o uso de Inteligência Artificial através dos chatbots.
Presentes em todos os segmentos do cotidiano – do check in das companhias aéreas ao atendimento de front desks – os chatbots trazem para os dias atuais a capacidade de converter decisões e raciocínio humanos para máquinas. A utilização dos robôs nos processos de seleção resulta em mais agilidade, além de colaborar para o engajamento de equipe, que conjuntamente passa a experimentar uma nova ferramenta na busca por novos talentos ou profissionais com o perfil dos cargos indicados.
Contudo, ainda que a tecnologia esteja presente em todas as fases do recrutamento atual, é fato que o elemento humano segue indispensável. Desta forma, mesmo que os chatbots sejam capazes de filtrar a primeira fase da seleção, a sequência com sucesso está diretamente ligada à empatia, ao feedback e ao comprometimento dos avaliadores durante a entrevista presencial, ou num call.
A tecnologia filtra. O elemento humano define.