A pandemia causada pela COVID-19 ocasionou uma experiência nova para muitas empresas: o trabalho remoto. Com ele, uma série de novos hábitos e costumes acabaram por ser adotados por elas, devido a percepção sobre os benefícios que tais mudanças trazem para o dia a dia dos funcionários.
Trouxemos aqui alguns exemplos de empresas que acabaram adotando novos costumes que nasceram durante o isolamento.
Trabalho a distância
Uma das coisas que mais se destacaram foi o fator de trabalhar em sua própria residência. A Daki, uma startup de compras de supermercado com entregas rápidas, nem sequer possui uma sede física ou escritório para os funcionários da área administrativa, sendo 280 profissionais atuando à distância.
Mas e quando precisam se reunir? Os funcionários utilizam uma sala na primeira dark store da marca, localizada em Pinheiros, São Paulo. Andreza Venicio, diretora de recursos humanos da Daki, conta que foi realizada uma pesquisa interna e grande parte dos funcionários preferem essa modalidade.
Trajes mais casuais
Outro ponto que tem sido flexibilizado nas empresas é a vestimenta. Para tornar o ambiente mais confortável para os funcionários, as roupas mais formais deram espaço para a informalidade. Onde era comum os saltos altos, os tênis e sandálias mais confortáveis começaram a aparecer. Claro que tudo dentro de um bom senso.
Novos benefícios
Empresas como a Listo dão aos seus funcionários a opção de substituir alguns benefícios, como escolher entre vale-internet ao invés de vale-refeição. Isso mostra que a empresa está cada vez mais adepta a adequar os benefícios do profissional conforme a necessidade do mesmo.
Amiguinhos de quatro patas no trabalho
A sede da Nestlé, em São Paulo, permite aos seus funcionários levem seus pets para a empresa todos os dias, sendo a unidade pioneira da marca na América Latina a implementar este projeto, que surgiu primordialmente nos Estados Unidos.
A pandemia causada pela COVID-19 ocasionou uma experiência nova para muitas empresas: o trabalho remoto. Com ele, uma série de novos hábitos e costumes acabaram por ser adotados por elas, devido a percepção sobre os benefícios que tais mudanças trazem para o dia a dia dos funcionários.
Fonte: Portal Contábeis