- Ser pessimista – Deixe de lado as atitudes extremamente críticas. Pense e se expresse positivamente.
- Mostrar inquietude – Se está nervoso, coloque em prática todas as técnicas que conhece para controlar seu nível de tensão.
- Criticas os demais – Se falar mal de outras pessoas, pode ser sinal que não sabe trabalhar em equipe.
- Não se preparar – Necessita ter suas respostas preparadas para as possíveis perguntas e estar muito atento ao desenrolar da entrevista, já que algumas ocasiões te perguntam as mesmas coisas de diferentes formas. Tenha claros seus planejamentos.
- Tirar a palavra – Espere que o entrevistador finalize a pergunta ou seus argumentos. Interromper seu interlocutor é sinal de não saber escutar, oque denota pouca profissionalidade.
- Se dispersar – Precisa ser direto, claro e conciso, e evitar entrar muito nos detalhes dos temas que tratar, mesmo sendo um expert na matéria. Tenha em conta que o entrevistador normalmente tem previsto um tempo de duração para a entrevista.
- Mentir – Contar aspectos sobre seu curriculum, experiencia laboral, conhecimentos ou habilidades que não correspondem com a realidade acaba sendo contraproducente, já que está criando falsas expectativas.
- Utilizar palavras vulgares – Cuide de sua linguagem, já que também denota educação e profissionalismo.
- Adotar uma má postura – Sentar-se excessivamente reclinado, esticar as pernas ou os braços, colocar as mãos na nuca etc., pode dar má imagem. Ensaie em casa posturas formais e adequadas com as que se sinta cômodo.
- Se atrasar – JAMAIS CHEGUE ATRASADO EM UMA ENTREVISTA DE TRABALHO, mesmo que o entrevistador se atrase, seja pontual sempre.